Gestão Ambiental

O festival Universo Paralello é realizado na região da Praia do Pratigi, município de Ituberá, uma das mais belas áreas do estado da Bahia, dentro da zona de Mata Atlântica, com belezas naturais preservadas.

Sempre visando o bem-estar e a qualidade de vida, a produção do festival busca soluções e ações sócio-ambientais que eduquem e que sirvam de exemplo para a sociedade.
Desde 2011 o festival trabalha com a empresa ‘Greenhub’, responsável pela Gestão Ambiental do festival e executa diversas ações, visando a mitigar e compensar os impactos ambientais gerados, tanto positivos como negativos.

Antes mesmo do início do festival, é realizada todos os anos uma ‘Avaliação de Impacto Ambiental’ que possibilita prever com maior precisão todos os aspectos relevantes relacionados à degradação mas também maneiras sustentáveis e fundamentais de prevenção e orientação para comunidade e o público que frequenta o local.

Os consultores da Greenhub auxiliam a equipe de produção na tomada de decisões para a gestão ambiental sustentável nas seguintes questões:

Infra-estrutura;

Logística;
Seleção de materiais sustentáveis;
Elaboração de ações e atividades socioambientais para a população local, equipe de produção e público geral;
Alternativas de redução na geração de resíduos sólidos;

Elaboração de ações de conscientização para a valorização dos resíduos recicláveis e redução do desperdício;
Comunicação e dispositivos para viabilizar a triagem dos resíduos.



Há alguns anos o Universo Paralello conta com um intensivo sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, que são recolhidos e separados diariamente e armazenamos conforme sua classificação no ‘Centro de Triagem’ durante todo o evento e também na pré-produção.
Contando com uma equipe de limpeza atuando 24 horas por dia em diferentes setores estratégicos durante todo o festival, o Universo Paralello realiza a coleta de todos os resíduos gerados antes, durante e depois do término do evento.

Todos os resíduos são removidos para que o público encontre um ambiente limpo. Além da equipe, são também distribuídas ao longo do festival, lixeiras para resíduos recicláveis, não- recicláveis e para bitucas de cigarro, a fim de auxiliar o trabalho da equipe de Gestão Ambiental.

De 2011 pra cá o Universo Paralello já reciclou mais de 52 toneladas de resíduos ao longo de todas essas edições.

Um outro ponto importante para o festival é o reaproveitamento de materiais, e por isso, seguindo orientação da organização, decoradores, figurinistas e cenógrafos são estimulados em seu processo criativo a buscar a reciclagem de toda cenografia (bambus, palha, tecidos, tinta, etc) guardados ao final de cada edição.

Para a construção das estruturas do festival são utilizados materiais alternativos e de mínimo impacto ao meio ambiente, como varas de bambu e tábuas de coqueiros, matéria prima renovável e abundante na região que substituem a madeira convencional. Nem uma única espécie arbórea é derrubada para a obter de madeira para a construção do evento, com exceção dos coqueiros mortos ou em péssimo estado fitossanitário (improdutivos).




A água utilizada nas duchas conta com um sistema de filtragem residual, onde passa por camadas de elementos como carvão, areia, palha de casca de coco, entre outros, que retém os elementos nocivos contidos no sabão e xampu. No entanto, orientamos ao público que evite levar qualquer produto poluente.
Além disso, orientamos que se evite a utilização de produtos de higiene pessoal nos mares e rios, no interior e redondezas do evento, com o intuito de manter a qualidade da água.

Em relação aos sanitários, o Universo Paralello conta com banheiros secos para o atendimento ao público e produção do evento: o sistema permite um manejo adequado dos dejetos, os quais ao final de cada edição passam por compostagem aeróbica, gerando adubo orgânico.
Uma série de ações voltadas à Conscientização Ambiental também são promovidas antes, durante e depois do evento.


Entre elas:
Curso de capacitação para as equipes de trabalhadores locais que participantes;
Palestras e treinamento junto aos lojistas do festival para a correta separação dos resíduos orgânicos e óleo de cozinha dentro dos restaurantes;

Divulgação através de elementos de comunicação visual de dicas e orientações relacionadas ao tema ‘Meio Ambiente’;

Oficinas oferecidas ao público, voltadas à prática da reciclagem e outros aspectos da sustentabilidade, sob coordenação da equipe do Circulou.

O forte incentivo do festival as excursões é fator importante na redução de emissões de gases do efeito estufa, além de contribuir para uma melhor organização, diminuir o fluxo intenso de carros e facilitar o acesso.

Na relação com seus fornecedores, o festival sempre que possível busca estabelecer parcerias regidas por critérios que, de alguma forma, favoreçam práticas que reconhecidamente apresentem respostas positivas.

Observamos desde embalagens, imagem institucional, reputação quanto à questões relacionadas ao meio ambiente e até mesmo se a empresa promove alguma iniciativa ou campanha sustentável.

Como resultado de todas estas iniciativas, destacam-se: a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários; preservação e melhoria na qualidade do meio ambiente; disseminação dos valores de sustentabilidade ao público em geral; geração de renda por meio do beneficiamento dos resíduos recicláveis coletados; entre outros. Dessa forma, o Universo Paralello garante um evento ecologicamente correto, sendo produzido com responsabilidade social e ambiental.




VILA MUNDO

O Vila Mundo é o camping oficial do Universo Paralello, em sua segunda edição vamos comemorar 20 anos de festival e convidamos você para fazer parte desse momento único com muita música, cultura, arte e sustentabilidade.

Somos um camping pop-up, que proporciona a você, nosso hóspede, toda a segurança e conforto para curtir uma virada de ano única e inesquecível!

Você não precisa se preocupar em levar nada: oferecemos as barracas, colchões e jogos de cama.

Deixe esse peso todo em casa e leve para o festival somente o que importa: as boas energias para curtir a melhor virada de ano da sua vida.
Além disso o camping ‘Vila Mundo’ conta com segurança 24 horas, café da manhã, chuveiros com água quente, guarda volumes, além de uma infraestrutura completa e pensada especialmente para satisfazer as suas necessidades.

Temos uma área de convivência com wi-fi, caixa, restaurante e bar exclusivo para os hóspedes.

E o melhor de tudo, estamos localizados dentro do festival, pertinho de tudo, para que você aproveite cada minuto desse paraíso.

Entre no site http://universoparalellocamping.com e confira todos os pacotes do Vila Mundo.
Siga o Vila Mundo no Instagram @universoparalellocamping e fique por dentro de todas as novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário